Pular para o conteúdo principal

"Madame Curie" (1943), filme que conta a história da mulher pioneira na ciência

Marie (Greer Garson) veio da Polônia até a França para se bacharelar em física e matemática. Ela conhece o Dr. Pierre (Walter Pidgeon) e começa a trabalhar com ele em seu laboratório. Depois de um tempo os dois se apaixonam e logo Pierre faz um pedido de casamento bem diferente e científico. Após o casamento, ambos se dedicam a descoberta de um elemento desconhecido, de extrema força. Depois de muitas tentativas que falharam e várias dificuldades, eles finalmente conseguem isolar o elemento que eles chamam de radio, um elemento radioativo.
Madame Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel e a única a o ganhar duas vezes. Ela fez descobertas que ajudaram muito no quesito médico, usando a radioatividade para curar. Ela foi uma mulher inovadora e pioneira!
O filme estrelado por Greer Garson traz uma história emocionante que nunca fica cansativa, apesar de tratar de tantos temas científicos. O filme tem essa mistura do romance e das descobertas científicas, e nunca algum deles é tratado com exagero, o filme consegue fazer um balanço perfeito dos seus dois aspectos.
Imediatamente nos apaixonamos pelo personagem que Walter Pidgeon interpreta, o marido de Marie. Ele é do tipo tímido e que não gosta de ficar perto de multidões, tem dificuldade de conversar com as mulheres e de expressar seus sentimentos. É divertido ver como os dois, mesmo apaixonados um pelo outro, não percebem isso. Mais tarde tomam a decisão lógica de se casarem por acreditarem que juntos vão contribuir muito para a ciência, mas na verdade a parceria só funciona por causa do grande amor e respeito que um tem pelo outro.
Apesar de em alguns momentos se ter evidente o preconceito dos homens em relação as mulheres na ciência, o filme não tem a intenção de focar nisso. Pierre e os outros homens próximos a ela nunca a menosprezam por ser uma mulher.
Ver um filme tão delicioso, com toda aquela beleza dos filmes dos anos 40 e ainda trazendo a história dessa mulher pioneira é com certeza imperdível! Você pode ver ele online por aqui: https://vimeo.com/110734842 ou aqui: http://www.filmesantigos.tv/filme/madame-curie/1943 .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje...

Onde ver filmes e séries antigas? Parte 1

Rede Brasil de Televisão A Rede Brasil é um canal que não se destaca em qualidade de imagem e de programação, exceto por uma coisa, tem o diferencial de passar filmes e séries antigas. Todo conteúdo é dublado, o que pode ser uma vantagem para uns e desvantagens para outros, já que não existe opção de legendado e nem de ouvir no áudio original. Mas com certeza acaba sendo um  canal inovador por se dedicar com esse tipo de conteúdo de um pequeno público, mas fiel. O canal foca principalmente em séries clássicas: Sessão Cor de Rosa , de segunda a sexta ás 18h30: Segunda, quarta e sexta- A Feiticeira Terça- A Noviça Voadora Quinta - Jeannie é um gênio A feiticeira domina a Sessão Cor de Rosa RB Comédia , de segunda a sexta às 19h30: Segunda, quarta e Sexta - Agente 86 Terça e Quinta - Guerra, sombra e água fresca Maxwel Smart e 99 em Agente 86 RB Aventura, se segunda a sexta ás 23h00: De segunda à quinta - Batman As sextas - Planeta ...

A GAROTA QUE SABIA DEMAIS (1963)

“A Garota que Sabia Demais” ou “Olhos Diabólicos” é um filme italiano/americano dirigido por Mario Bava. Nesse filme o diretor cria um novo gênero de filme, o Giallo. Em italiano, Giallo significa amarelo, e é uma referencia aos livros policiais e de suspense publicados sempre com uma capa amarela na Itália. O Giallo é uma mistura de filme policial com suspense. (veja mais sobre o gênero em: http://www.tudosobreseufilme.com.br/2015/06/o-que-e-o-giallo-italiano.html ) A história é de uma americana chamada Nora (Leticia Roman) que ama ler histórias de assassinatos. Ela viaja para a Itália e lá ela ficaria hospedada junto com uma amiga da família, Ethel, mas acontece que ela está muito doente, e apesar do cuidado do médico Marcello (John Saxon) a mulher morre. Isso só desencadeia acontecimentos extraordinários e Nora se vê em uma história real de assassinato e luta para descobrir a verdade. O filme tem duas versões, por isso dois nomes. “A Garota que Sabia Demais” é a ver...