Pular para o conteúdo principal

"Madame Curie" (1943), filme que conta a história da mulher pioneira na ciência

Marie (Greer Garson) veio da Polônia até a França para se bacharelar em física e matemática. Ela conhece o Dr. Pierre (Walter Pidgeon) e começa a trabalhar com ele em seu laboratório. Depois de um tempo os dois se apaixonam e logo Pierre faz um pedido de casamento bem diferente e científico. Após o casamento, ambos se dedicam a descoberta de um elemento desconhecido, de extrema força. Depois de muitas tentativas que falharam e várias dificuldades, eles finalmente conseguem isolar o elemento que eles chamam de radio, um elemento radioativo.
Madame Curie foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel e a única a o ganhar duas vezes. Ela fez descobertas que ajudaram muito no quesito médico, usando a radioatividade para curar. Ela foi uma mulher inovadora e pioneira!
O filme estrelado por Greer Garson traz uma história emocionante que nunca fica cansativa, apesar de tratar de tantos temas científicos. O filme tem essa mistura do romance e das descobertas científicas, e nunca algum deles é tratado com exagero, o filme consegue fazer um balanço perfeito dos seus dois aspectos.
Imediatamente nos apaixonamos pelo personagem que Walter Pidgeon interpreta, o marido de Marie. Ele é do tipo tímido e que não gosta de ficar perto de multidões, tem dificuldade de conversar com as mulheres e de expressar seus sentimentos. É divertido ver como os dois, mesmo apaixonados um pelo outro, não percebem isso. Mais tarde tomam a decisão lógica de se casarem por acreditarem que juntos vão contribuir muito para a ciência, mas na verdade a parceria só funciona por causa do grande amor e respeito que um tem pelo outro.
Apesar de em alguns momentos se ter evidente o preconceito dos homens em relação as mulheres na ciência, o filme não tem a intenção de focar nisso. Pierre e os outros homens próximos a ela nunca a menosprezam por ser uma mulher.
Ver um filme tão delicioso, com toda aquela beleza dos filmes dos anos 40 e ainda trazendo a história dessa mulher pioneira é com certeza imperdível! Você pode ver ele online por aqui: https://vimeo.com/110734842 ou aqui: http://www.filmesantigos.tv/filme/madame-curie/1943 .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje

A GAROTA QUE SABIA DEMAIS (1963)

“A Garota que Sabia Demais” ou “Olhos Diabólicos” é um filme italiano/americano dirigido por Mario Bava. Nesse filme o diretor cria um novo gênero de filme, o Giallo. Em italiano, Giallo significa amarelo, e é uma referencia aos livros policiais e de suspense publicados sempre com uma capa amarela na Itália. O Giallo é uma mistura de filme policial com suspense. (veja mais sobre o gênero em: http://www.tudosobreseufilme.com.br/2015/06/o-que-e-o-giallo-italiano.html ) A história é de uma americana chamada Nora (Leticia Roman) que ama ler histórias de assassinatos. Ela viaja para a Itália e lá ela ficaria hospedada junto com uma amiga da família, Ethel, mas acontece que ela está muito doente, e apesar do cuidado do médico Marcello (John Saxon) a mulher morre. Isso só desencadeia acontecimentos extraordinários e Nora se vê em uma história real de assassinato e luta para descobrir a verdade. O filme tem duas versões, por isso dois nomes. “A Garota que Sabia Demais” é a ver

"O Vento Será Tua Herança" (1960), a fé contra a ciência

A ciência e a tecnologia têm estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Com o passar do tempo o ser humano se tornou cada vez mais curioso sobre como tudo funciona, em achar explicação para tudo que existe. Mas, muitas vezes, essa busca por explicação pode entrar em conflito com a religião e as crenças. Por isso, ao longo da história do mundo, conflitos existem entre os que acreditam no que a bíblia diz, e outros que acreditam somente no que a ciência mostra. O filme “O Vento Será Tua Herança” (1960) é uma parábola baseada em um caso real que mostra um confronto no tribunal entre a ciência e a religião. O professor de ciências Bert (Dick York) é acusado de cometer um crime em uma cidadezinha pequena. O lugar é regido por leis exclusivas, incluindo uma que proíbe o ensino de algo que possa contradizer o que está na bíblia, no caso do filme, a teoria da evolução. Há um grande conflito porque Rachel (Donna Anderson), a namorada do professor é filha do Reverendo Brown (C