Pular para o conteúdo principal

Filmes Estrelados por Mulheres


Dia 8 de março é o dia internacional da mulher! Mas elas devem ser respeitadas e valorizadas todos os dias. Separamos 12 filmes sobre mulheres protagonistas para vocês.

12- Madame Curie (1943)

Marie é uma jovem estudante de física na Universidade de Sorbonne. Pierre Curie é um professor tímido e dedicado. Quando eles se conhecem, dão início a um romance e a uma pesquisa científica que culmina com um prêmio Nobel pela descoberta de uma substancia que ela chamou de rádio. Assista aqui: https://vimeo.com/110734842 e veja nosso texto sobre o filme: http://voltandoaosclassicos.blogspot.com.br/2017/03/madame-curie-1943-filme-que-conta.html

11- Imitação da Vida (1934)


Após ficar viúva com uma filha pequena, Bea contrata Delilah, uma mulher negra, para ajudar na casa e com a sua filha Jessie em troca de apenas abrigo e comida para ela e sua filhinha Peola. Com a receita de panquecas de família de Delilah, Bea consegue na lábia abrir um pequeno negócio de panquecas que depois de alguns anos se torna uma grande empresa. Juntas as duas criam suas filhas, mas um conflito amoroso de Jessie e o não aceitação de Peola trazem complicações. Veja nosso texto sobre esse filme: http://voltandoaosclassicos.blogspot.com.br/2017/03/imitacao-da-vida-de-1934-e-um-filme.html

10 - Casamento ou Luxo (A woman of Paris, 1923)

O filme dirigido por Charlie Chaplin conta a história de uma mulher chamada Marie (Edna Purviance), que deixa o vilarejo que mora depois de uma fuga fracassada com o futuro marido Jean (Carl Miller). Ela deixa pra traz uma vida cheia de pobreza e infelicidade por uma vida de luxo e muitas festas em Paris. Lá ela conhece Pierre (Adolphe Menjou), e vira sua amante. Depois de um ano da saída do vilarejo, ao se confundir com o endereço de uma festa, Marie acaba reencontrando o amor que deixou pra traz. Daí fica a questão: “Casamento ou Luxo”?

9- E o vento levou (Gone With the Wind, 1939)


O filme dirigido por Victor Fleming conta a história de Scarlet O’hara  (Vivien Leight), que é uma garota mimada  e egoísta que vive atrás de Ashley Wilkes (Leslie Howard), que ela acredita ser o amor de sua vida. Com a guerra civil, a família perde tudo e ela tem que lutar como pode para sobreviver. O pano de fundo da guerra, na verdade traz a história de uma garotinha mimada que se torna uma mulher independente que luta como pode para não voltar a passar fome.

8- Vaidosa (Mr. Skeffington, 1944)

Bette Davis faz Fanny, nesse filme dirigido por Vincent Sherman, uma mulher que todos desejam. Ela tem um irmão chamado Trippy (Richard Waring) que além de gastar todo o dinheiro da família roubou de seu chefe Job Skeffington (Claude Rains). Então a conquistadora joga seu charme e tenta concertar o que seu irmão fez.

7- Gilda (Gilda, 1946)


Éum filme noir dirigido por Charles Vidor que conta a história de uma mulher chamada Gilda (Rita Hayworth), que casa-se repentinamente com o dono de cassino Ballin Mundson (George Macready). Mas o ombro direito dele é Johnny Farrell (Glenn Ford), um antigo namorado dela, e o reencontro dos dois pode causar reações adversas.


6- Terrível Suspeita (The house of Telegraph Hill, 1951)
Dirigido por Robert Wise, esse filme conta a história de Victoria Kowelskaião (Valentina Cortese) que no campo de concentração conheceu uma mulher que tinha uma família nos Estados Unidos. Quando essa última morre, Victoria assume sua identidade na esperança de encontrar uma vida melhor. Mas ela encontra muitos problemas quando chega lá.
5- As diabólicas (Les Diaboliques, 1955)

O filme francês dirigido por Henri-Georges Clouzot tras a história de duas mulheres que deveriam ser inimigas: Christina Delassalle (Vera Clouzot), a esposa e Nicole (Simone Signoret), a amante. Mas como as duas sofrem o mesmo tormento com Michael (Paul Meurisse) elas se juntam e decidem o matar. Tudo corre bem, até que acontece um pequeno problema: o corpo sumiu!

4- Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964)

O filme de Alfred Hitchcock conta a história de Marnie (Tippi Hedren), que é independente, inteligente e não quer saber de nenhum homem. Ela sustenta sua mãe Bernice (Louise Latham) que tem o mesmo pensamento sobre os homens: não prestam.  O problema é que Marnie arranja dinheiro de uma maneira peculiar, ela rouba.

3- Repulsa ao Sexo (Repulsion, 1965)

O filme de Roman Polanski fala sobre Carole Ledoux (Catherine Deneuve), uma garota muito bonita mas com problemas com homens. Quando sua irmã resolve viajar e Carol fica completamente só no apartamento, seus problemas psicológicos vão ficando cada vez mais graves.

2- A noiva estava de Preto (La mariée était en noir, 1968)

O filme do diretor francês François Truffaut fala sobre Julie (Jeanne Moreau), uma mulher que perde seu marido saindo da igreja logo depois do casamento. Ele é atingido por uma bala e morre. Depois de tentar se matar, ela decide ir atrás dos responsáveis é matar cada um deles.

1- Lady Snowblood (ShuraYukiHime, 1973)  

O filme japonês dirigido por Toshiya Fujita conta sobre uma mulher Yuki (Meiko Kaji) que tem como propósito de vida vingar a morte de sua família. Para isso ela é treinada e preparada, para matar cada um dos responsáveis. Esse filme foi a principal influencia para Tarantino fazer o filme Kill Bill.
Trailer:


Essa é uma lista simples. Existem milhares de filmes estrelados por mulheres, mas coloquei alguns do que mais gosto. Já assistiu algum? Qual você acrescentaria na lista?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje...

Onde ver filmes e séries antigas? Parte 1

Rede Brasil de Televisão A Rede Brasil é um canal que não se destaca em qualidade de imagem e de programação, exceto por uma coisa, tem o diferencial de passar filmes e séries antigas. Todo conteúdo é dublado, o que pode ser uma vantagem para uns e desvantagens para outros, já que não existe opção de legendado e nem de ouvir no áudio original. Mas com certeza acaba sendo um  canal inovador por se dedicar com esse tipo de conteúdo de um pequeno público, mas fiel. O canal foca principalmente em séries clássicas: Sessão Cor de Rosa , de segunda a sexta ás 18h30: Segunda, quarta e sexta- A Feiticeira Terça- A Noviça Voadora Quinta - Jeannie é um gênio A feiticeira domina a Sessão Cor de Rosa RB Comédia , de segunda a sexta às 19h30: Segunda, quarta e Sexta - Agente 86 Terça e Quinta - Guerra, sombra e água fresca Maxwel Smart e 99 em Agente 86 RB Aventura, se segunda a sexta ás 23h00: De segunda à quinta - Batman As sextas - Planeta ...

"O Vento Será Tua Herança" (1960), a fé contra a ciência

A ciência e a tecnologia têm estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Com o passar do tempo o ser humano se tornou cada vez mais curioso sobre como tudo funciona, em achar explicação para tudo que existe. Mas, muitas vezes, essa busca por explicação pode entrar em conflito com a religião e as crenças. Por isso, ao longo da história do mundo, conflitos existem entre os que acreditam no que a bíblia diz, e outros que acreditam somente no que a ciência mostra. O filme “O Vento Será Tua Herança” (1960) é uma parábola baseada em um caso real que mostra um confronto no tribunal entre a ciência e a religião. O professor de ciências Bert (Dick York) é acusado de cometer um crime em uma cidadezinha pequena. O lugar é regido por leis exclusivas, incluindo uma que proíbe o ensino de algo que possa contradizer o que está na bíblia, no caso do filme, a teoria da evolução. Há um grande conflito porque Rachel (Donna Anderson), a namorada do professor é filha do Reverendo Brown (C...