Pular para o conteúdo principal

Suspeita (1941) Crítica



Quem conhece Hitchcock por causa de Psicose (1960) pode se decepcionar bastante com esse filme. Ele tem muito mais de romance do que de suspense.

A história é baseada no Livro de Francis Iles chamado “Before the Fact”. Lina (Joan Fontaine) é uma garota do tipo certinha que tem uma vida confortável, até luxuosa. Logo na primeira cena ela conhece Johnny (Cary Grant) que mais tarde vai acabar roubando seu coração. Mas com o tempo ela vai conhecendo de verdade com quem ela se casou e muitas dúvidas vão surgindo.

Hitchcock sempre valorizou muito um bom roteiro, mas nesse filme fica muito a desejar. Com certeza se deve ao fato de que as filmagens começaram com um roteiro ainda inacabado. Claro que isso também afeta o desempenho dos atores, não é nada fácil entrar no papel sem conhecer realmente a intenção de determinado personagem. 
O final original (o que eu prefiro) que é o final no livro seria diferente: na cena final o leite realmente mataria Lina, ou seja, o lindinho do Cary Grant seria um assassino, mas antes Lina escreveria uma carta contando tudo para sua mãe e pediria para seu marido colocar no correio. Mas na época as coisas iam por outro rumo. Os produtores não aceitaram que Cary Grant fosse um mal caráter!

O filme tem muitas sacadas interessantes. A música comunica sensações, no começo sempre é aquela música doce, suave e alegre, mas com passar do tempo ao descobrir coisas sobre Johnny a música começa a ser mais melancólica e insinuadora. 
A aparência dos personagens também muda com o decorrer do filme, Johnny vai aparecendo com menos luz, dando um ar de sombrio. Já Lina, com o passar do tempo vai ficando cada vez mais bonita e cada vez menos com seus óculos. E isso pode gerar a ideia errada, afinal ela vai ficando cada vez mais neurótica, a aparência dela deveria mostrar isso. Mas pode-se entender que queriam mostrar como sua paixão obsessiva e vulnerabilidade vai tomando conta da personagem. 
O cenário também, que no começo é bem iluminado, vai ganhando pouca luz e mais sombras. Alias, Hitch brincou bastante com a luz, chegando até a colocar uma lâmpada no copo de leite supostamente envenenado.

Joan Fontaine ganhou o Oscar de melhor atriz por esse filme, e alias foi a única a ganhar em um filme de Hitchcock. Mas não acho merecido, muitos acreditam que isso aconteceu como uma forma de se redimir por outro filme dela com o Hitchcock, Rebecca.Cary Grant está com o charme de sempre. Ele soube equilibrar os momentos cômicos e dar lugar a expressões sérias nos momentos certos.
Bom, Hitchcock não vive só de suspense, então se você gosta de romance com uma pitada de paranoia vai gostar desse filme.

Veja nosso vídeo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje...

Onde ver filmes e séries antigas? Parte 1

Rede Brasil de Televisão A Rede Brasil é um canal que não se destaca em qualidade de imagem e de programação, exceto por uma coisa, tem o diferencial de passar filmes e séries antigas. Todo conteúdo é dublado, o que pode ser uma vantagem para uns e desvantagens para outros, já que não existe opção de legendado e nem de ouvir no áudio original. Mas com certeza acaba sendo um  canal inovador por se dedicar com esse tipo de conteúdo de um pequeno público, mas fiel. O canal foca principalmente em séries clássicas: Sessão Cor de Rosa , de segunda a sexta ás 18h30: Segunda, quarta e sexta- A Feiticeira Terça- A Noviça Voadora Quinta - Jeannie é um gênio A feiticeira domina a Sessão Cor de Rosa RB Comédia , de segunda a sexta às 19h30: Segunda, quarta e Sexta - Agente 86 Terça e Quinta - Guerra, sombra e água fresca Maxwel Smart e 99 em Agente 86 RB Aventura, se segunda a sexta ás 23h00: De segunda à quinta - Batman As sextas - Planeta ...

"O Vento Será Tua Herança" (1960), a fé contra a ciência

A ciência e a tecnologia têm estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Com o passar do tempo o ser humano se tornou cada vez mais curioso sobre como tudo funciona, em achar explicação para tudo que existe. Mas, muitas vezes, essa busca por explicação pode entrar em conflito com a religião e as crenças. Por isso, ao longo da história do mundo, conflitos existem entre os que acreditam no que a bíblia diz, e outros que acreditam somente no que a ciência mostra. O filme “O Vento Será Tua Herança” (1960) é uma parábola baseada em um caso real que mostra um confronto no tribunal entre a ciência e a religião. O professor de ciências Bert (Dick York) é acusado de cometer um crime em uma cidadezinha pequena. O lugar é regido por leis exclusivas, incluindo uma que proíbe o ensino de algo que possa contradizer o que está na bíblia, no caso do filme, a teoria da evolução. Há um grande conflito porque Rachel (Donna Anderson), a namorada do professor é filha do Reverendo Brown (C...