Pular para o conteúdo principal

Desabafo (o que torna um filme bom)

Cena de Manhattan, de Woddy Allen


Eu sempre gostei muito de filmes, desde criança. Mas com o passar do tempo eles pareciam muito iguais e repetitivos pra mim. Até que assistindo com minha vó descobri que existem filmes antigos, e me apaixonei. A partir daí fui atrás de qualquer filme que fosse em preto e branco. Me deparei logo de cara com Charlie Chaplin.

Mas acabei percebendo que "nem tudo que reluz é ouro". Também existiam filmes antigos ruins. Então descobri o que era diretor, diretor de fotografia e diretor arte. Comecei a procurar por bons diretores e acabei encontrando vários, mas me apaixonei por Hitchcock.

Depois de pirar com enquadramentos e técnicas cinematográficas, percebi que tudo aquilo era muito vazio sem um bom roteiro. É claro que Hitchcock sempre se preocupou com um bom roteiro, mas não me contentei com isso, sinceramente não acho os roteiros que Hitch dirige os melhores. Daí conheci Woody Allen, um cara muito bom de roteiro!

Resumindo, a cada dia percebemos mais o que torna um filme bom. Não é só a ideia original, (as vezes um clichê bem colocado é melhor que uma ideia original mal desenvolvida), também não é só enquadramentos lindos e uso de luz maravilhoso, mas o principal é um bom roteiro. Nem um é mais importante que outro, mas todos juntos fazem os melhores filmes.

O ciclo se completou e voltei a Chaplin. O melhor cara do cinema! Ele não tem enquadramentos brilhantes ou um uso de câmera único, mas os melhores roteiros e os melhores discursos e falas filosóficas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje...

Onde ver filmes e séries antigas? Parte 1

Rede Brasil de Televisão A Rede Brasil é um canal que não se destaca em qualidade de imagem e de programação, exceto por uma coisa, tem o diferencial de passar filmes e séries antigas. Todo conteúdo é dublado, o que pode ser uma vantagem para uns e desvantagens para outros, já que não existe opção de legendado e nem de ouvir no áudio original. Mas com certeza acaba sendo um  canal inovador por se dedicar com esse tipo de conteúdo de um pequeno público, mas fiel. O canal foca principalmente em séries clássicas: Sessão Cor de Rosa , de segunda a sexta ás 18h30: Segunda, quarta e sexta- A Feiticeira Terça- A Noviça Voadora Quinta - Jeannie é um gênio A feiticeira domina a Sessão Cor de Rosa RB Comédia , de segunda a sexta às 19h30: Segunda, quarta e Sexta - Agente 86 Terça e Quinta - Guerra, sombra e água fresca Maxwel Smart e 99 em Agente 86 RB Aventura, se segunda a sexta ás 23h00: De segunda à quinta - Batman As sextas - Planeta ...

Livro VS. Filme – Testemunha de Acusação

O filme de 1957 dirigido por Billy Wilder foi baseado no conto “Testemunha de Acusação”, escrito pela Dama do Crime, a escritora britânica: Agatha Christie. Acredito que o nome dispensa apresentação. Mas só pra você não ficar “boiando” gostaria de dizer que ela escrevia histórias de detetives e das boas, romance policial. Ela criou personagens como: Hercule Poirot, Miss Marple e o casal Tommy e Tuppence. Sinopse: Leonard Vole é acusado de assassinato. A vítima é uma velha rica que aparentemente se apaixonou por ele a ponto de coloca-lo no testamento. O advogado, o senhor Mayherne (no livro) ou Wilfrid (no filme) , está com dificuldades em construir a defesa porque todos os fatos parecem apontar para Leonard. Mas talvez haja esperança, a esposa o viu chegar em casa antes da hora do crime. Mas quanto vale o testemunho de uma esposa amorosa? Livro x Filme Criar um filme a partir de um livro não é tarefa fácil, geralmente o problema é que o livro tem muito mais es...