“A Garota que Sabia Demais” ou “Olhos Diabólicos” é um filme
italiano/americano dirigido por Mario Bava. Nesse filme o diretor cria um novo
gênero de filme, o Giallo. Em italiano, Giallo significa amarelo, e é uma
referencia aos livros policiais e de suspense publicados sempre com uma capa
amarela na Itália. O Giallo é uma mistura de filme policial com suspense. (veja
mais sobre o gênero em: http://www.tudosobreseufilme.com.br/2015/06/o-que-e-o-giallo-italiano.html)
A história é de uma americana chamada Nora (Leticia Roman)
que ama ler histórias de assassinatos. Ela viaja para a Itália e lá ela ficaria
hospedada junto com uma amiga da família, Ethel, mas acontece que ela está muito
doente, e apesar do cuidado do médico Marcello (John Saxon) a mulher morre.
Isso só desencadeia acontecimentos extraordinários e Nora se vê em uma história
real de assassinato e luta para descobrir a verdade.
O filme tem duas versões, por isso dois nomes. “A Garota que
Sabia Demais” é a versão italiana e “Olhos Diabólicos” é a versão americana do
mesmo filme. Eu não sabia disso quando baixei a versão em italiano, mas meus
ouvidos se incomodaram muito por causa da dublagem que fizeram, já que
originalmente os atores falam em inglês.
Muitos preferem a versão italiana, mas eu prefiro a versão
em inglês. Essa segunda tem mais cenas, o que complementa o filme e também tem a voz em off do pensamento de Nora. Já na
Italiana, além de mal dublada, o filme faz muitos cortes e muda o final, e em
vez de ouvirmos o pensamento de Nora, ouvimos um narrador, o que o torna com mais cara de livro do que de filme.
Nas duas versões os cortes muito são muito bruscos. Primeiro
Nora está procurando uma pessoa muito importante para a ajudar no mistério,
depois ela está deitada em uma praia pegando sol. Uma transição mais sutil
teria feito muita diferença. A história também é cheia de furos, mas geralmente
os Gialli (plural de Giallo) não se preocupam tanto com o roteiro, prezam mais a
parte visual.
Por isso a fotografia feita pelo próprio Mario Bava é
excelente! Cada frame é como uma obra de arte, eu teria todos eles em quadros
espalhados pela casa. A iluminação é muito criativa, com relevos e sombras que
criam a atmosfera de suspense. Vale destacar a cena em que Nora vai até um
prédio que tem lâmpadas penduradas em fios muito distantes do teto, as luzes
balançam criando um “pisca-pisca” que nos deixa com medo, porque não vemos bem
e não sabemos o que vai aparecer.
PS: Tente não dar PRINT em todas as cenas, apesar de ser
difícil se segurar.
Trailer americano:
Trailer Italiano:
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