"A educação é a base da lei e da ordem" (tradução livre).
Contém Spoilers
O filme de John Ford não é um simples faroeste com o mocinho, a bela moça e o bandido. Tem um propósito muito maior, mostra uma realidade que até hoje existe, uma sociedade sem conhecimento.
Rance (James Stewart) é um senador que volta a uma pequena cidade onde tinha morado quando mais jovem para o funeral de um velho amigo Tom Doniphon (John Wayne).
Mas a chegada de um senador de Washington é notícia, então o jornal local vai atrás da história. Em flashback vemos a chegada de Rance como um jovem e recém formado advogado, que acredita na justiça através da lei. Mas segundo Tom a única maneira de fazer justiça no oeste é com uma arma na mão. Além do conflito que irá se desenvolver entre um revólver e o livro de direito é o triângulo amoroso (o qual já sabemos que fim vai tomar logo no começo) entre Rance, Tom e a bela e decidida Hallie (Vera Miles).
A realidade de um povo analfabeto e que não tem conhecimento da justiça e do mundo político não é tão distante. Aqui mesmo no Brasil o número de analfabetos é grande, e ainda pior é o número de pessoas cegadas pelo comodismo de que tudo está bem. Mas a verdade é que o mundo é injusto e mesmo tendo boas leis até hoje o mais forte acaba vencendo, muitas vezes com a própria força bruta.
Mas quem será que atirou em Liberty Valance? Só tem um jeito de descobrir...
Comentários
Postar um comentário