Pular para o conteúdo principal

Amor Sublime Amor (1961) Crítica


Nesse filme estrelado por Natalie Wood e Richard Beymer, temos um tipo de Romeu e Julieta passado para o West Side. Duas etnias diferentes, dois grupos diferentes que se odeiam (Jets e Sharks) e “quelem dominal o bailo" como diria o Cebolinha. Entre essa briga, Maria e Tony acabam se apaixonam, mas o problema e que eles pertencem a lados diferentes.
Vamos começar falando sobre o diretor: Robert Wise, (A Noviça Rebelde, 1965). Ele usa cores, efeitos e enquadramentos bem colocados que tornam o filme simplesmente lindo de se assistir.
-Por exemplo, a cena em que eles estão indo para brigar entre si, há o uso predominante da cor vermelha bem forte indicando: PERIGO!
-A cena no baile em que os dois se encontram pela primeira vez há um desfoque no resto e só os dois estão em destaque, como se não existisse mais ninguém.
-E por último aquelas cenas de amor com aquelas cores mais sutis, como verde, azul e roxo, sempre em tons suaves.
Lembro de Natalie Wood desde “Milagre na Rua 34″ (1947), e sempre a considerei uma boa atriz. A cena em que ela canta e dança “I Feel Pretty” é hipnotizante. Infelizmente a voz cantada não e dela, mas pode aproveitar a dança! Mas em questão de roteiro, acho a personagem muito mal desenvolvida, só há aquele estereótipo de garota boazinha.
A personagem melhor desenvolvida é Anita (Rita Moreno). Ela tem uma autoridade e jeito “caliente”. Cria suas próprias opiniões e não tem medo de falar o que pensa.

Agora uma última coisa, traduções. Começa pelo nome horrível que deram para o filme que era para ser algo como “História do Lado Oeste”. E também quero chamar atenção para uma piada que se perdeu na tradução. Na cena linda da Natalie Wood dançando na loja de roupa que trabalha, chega a dona da loja e diz para ela e suas amigas pararem de cantar e voltarem ao trabalho, como responta Maria diz que não dava pra evitar, afinal elas estavam usando uma máquina Singer, “singer” significa “cantora” (Ba Dun Tis). Piada explicada sempre perde a graça!

Também há críticas aos preconceitos que os americanos tem dos estrangeiros e ao “American Way of Life” que só é existe para quem nasceu lá. E apesar de ser um filme com aquela característica surreal de romances das décadas passadas, esse filme, assim como outros da década de 1960, busca quebrar o padrão e dar um certo realismo, tentando mostrar os adolescentes como são.
O filme é um musical clássico, imperdível para os fãs do gênero!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje...

Onde ver filmes e séries antigas? Parte 1

Rede Brasil de Televisão A Rede Brasil é um canal que não se destaca em qualidade de imagem e de programação, exceto por uma coisa, tem o diferencial de passar filmes e séries antigas. Todo conteúdo é dublado, o que pode ser uma vantagem para uns e desvantagens para outros, já que não existe opção de legendado e nem de ouvir no áudio original. Mas com certeza acaba sendo um  canal inovador por se dedicar com esse tipo de conteúdo de um pequeno público, mas fiel. O canal foca principalmente em séries clássicas: Sessão Cor de Rosa , de segunda a sexta ás 18h30: Segunda, quarta e sexta- A Feiticeira Terça- A Noviça Voadora Quinta - Jeannie é um gênio A feiticeira domina a Sessão Cor de Rosa RB Comédia , de segunda a sexta às 19h30: Segunda, quarta e Sexta - Agente 86 Terça e Quinta - Guerra, sombra e água fresca Maxwel Smart e 99 em Agente 86 RB Aventura, se segunda a sexta ás 23h00: De segunda à quinta - Batman As sextas - Planeta ...

"O Vento Será Tua Herança" (1960), a fé contra a ciência

A ciência e a tecnologia têm estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Com o passar do tempo o ser humano se tornou cada vez mais curioso sobre como tudo funciona, em achar explicação para tudo que existe. Mas, muitas vezes, essa busca por explicação pode entrar em conflito com a religião e as crenças. Por isso, ao longo da história do mundo, conflitos existem entre os que acreditam no que a bíblia diz, e outros que acreditam somente no que a ciência mostra. O filme “O Vento Será Tua Herança” (1960) é uma parábola baseada em um caso real que mostra um confronto no tribunal entre a ciência e a religião. O professor de ciências Bert (Dick York) é acusado de cometer um crime em uma cidadezinha pequena. O lugar é regido por leis exclusivas, incluindo uma que proíbe o ensino de algo que possa contradizer o que está na bíblia, no caso do filme, a teoria da evolução. Há um grande conflito porque Rachel (Donna Anderson), a namorada do professor é filha do Reverendo Brown (C...