Pular para o conteúdo principal

4 filmes sobre Conflitos com a Religião


Nessa pequena lista, minha intenção não é discutir religião ou se é verídica ou não a maneira como ela é retratada nesses filmes. Meu propósito é simplesmente mostrar filmes que falam sobre o conflito humano, muitas vezes com a religião e a crença.
1-      O Mensageiro do Diabo (1955)
Um homem esconde uma grande quantia roubada na boneca de sua filha, Pearl. Logo em seguida é preso, mas antes faz com que os filhos prometam nunca revelar onde o dinheiro está. Já na prisão e condenado à morte, ele sonha com a quantia, o que atrai a atenção de seu companheiro de cela, o falso reverendo Harry Powell, secretamente um psicopata assassino mas preso por um crime menor. Quando é libertado, o reverendo viaja até a cidade natal do seu antigo companheiro de cela a fim de descobrir o esconderijo do dinheiro, e, se aproxima propositadamente da família. Ninguém desconfia nada, a não ser o filho mais velho John. Enquanto isso o perigo aumenta a cada vez que John e Pearl não quebram sua promessa de silêncio dada ao pai.
O filme fala sobre um falso pastor que usa a religião para conquistar e ganhar a confiança das pessoas, até usa Deus como pretexto para seus crimes. Mas por outro lado, temos uma senhora que realmente vive uma religião de bondade, nesse caso vemos que a maneira como se usa a religião pode mudar completamente atitude da pessoa.


2-      O Vento será tua herança (1960)
Baseado em um caso real em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. Esse professor tem como noiva a filha do reverendo local, o que faz com que a jovem tenha problemas em saber que lado deve apoiar. No processo judicial, dois grandes advogados argumentam o caso a favor e contra do homem. Um político fundamentalista o acusa do crime, enquanto um advogado famoso o defende.
Nesse filme há um confronto direto no tribunal entre a fé e a ciência. Mas no caso, o lado da ciência não quer negar o lado da fé necessariamente, mas quer que haja liberdade para que as pessoas acreditam no que quiser. O conflito no tribunal é uma materialização de um conflito muito recorrente na atualidade, onde a tecnologia e a ciência ganham cada vez mais força.
Veja nosso texto sobre o filme clicando AQUI.


3-      A Palavra (1955)
Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso e que por isso começa a acreditar ser Jesus. Porém nem todos o acham louco, e uma sobrinha abalada com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Além disso o filho mais novo quer se casar com a filha de um costureiro, apesar das duas famílias serem Cristãs, cada uma tem uma ideia especifica de como servir a Deus, e por isso eles não querem aprovar o casamento.
O filme fala sobre a falta de fé e como a interpretação diferente da bíblia pode fazer com que pessoas de mesma crença tenham divergências de ideias do que é certo e errado. A fé está sempre à prova, seja no pai que ora pela cura do filho e não vê algo acontecer, seja pelo outro filho que perdeu completamente a fé.
       "Eu acredito em vários pequeno milagres acontecendo em segredo"


4-      O Padre e a Moça (1966)
A chegada de um jovem padre (Paulo José) em uma pequena cidade de Minas Gerais causa comoção no dia a dia da vida local, principalmente após ele sentir atração por uma linda moça (Helena Ignêz). O homem mais rico da cidade propõe a moça em casamento para separar os dois e satisfazer a população, mas o padre resolve ajudar a moça a fugir desse casamente arranjado que ela não quer, mas durante a fuga ele se sente completamente perturbado por seus sentimentos pela moça e pelas suas obrigações segundo sua religião.
Esse filme traz um conflito já bem conhecido, um padre, que segundo as regras do catolicismo não pode se casar, se apaixona. O sentimento é recíproco, e então a religião acaba se tornando um obstáculo para um relacionamento, causando grande choque entre o que se deseja e o que se acredita ser o certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje

A GAROTA QUE SABIA DEMAIS (1963)

“A Garota que Sabia Demais” ou “Olhos Diabólicos” é um filme italiano/americano dirigido por Mario Bava. Nesse filme o diretor cria um novo gênero de filme, o Giallo. Em italiano, Giallo significa amarelo, e é uma referencia aos livros policiais e de suspense publicados sempre com uma capa amarela na Itália. O Giallo é uma mistura de filme policial com suspense. (veja mais sobre o gênero em: http://www.tudosobreseufilme.com.br/2015/06/o-que-e-o-giallo-italiano.html ) A história é de uma americana chamada Nora (Leticia Roman) que ama ler histórias de assassinatos. Ela viaja para a Itália e lá ela ficaria hospedada junto com uma amiga da família, Ethel, mas acontece que ela está muito doente, e apesar do cuidado do médico Marcello (John Saxon) a mulher morre. Isso só desencadeia acontecimentos extraordinários e Nora se vê em uma história real de assassinato e luta para descobrir a verdade. O filme tem duas versões, por isso dois nomes. “A Garota que Sabia Demais” é a ver

"O Vento Será Tua Herança" (1960), a fé contra a ciência

A ciência e a tecnologia têm estado cada vez mais presente no nosso dia a dia. Com o passar do tempo o ser humano se tornou cada vez mais curioso sobre como tudo funciona, em achar explicação para tudo que existe. Mas, muitas vezes, essa busca por explicação pode entrar em conflito com a religião e as crenças. Por isso, ao longo da história do mundo, conflitos existem entre os que acreditam no que a bíblia diz, e outros que acreditam somente no que a ciência mostra. O filme “O Vento Será Tua Herança” (1960) é uma parábola baseada em um caso real que mostra um confronto no tribunal entre a ciência e a religião. O professor de ciências Bert (Dick York) é acusado de cometer um crime em uma cidadezinha pequena. O lugar é regido por leis exclusivas, incluindo uma que proíbe o ensino de algo que possa contradizer o que está na bíblia, no caso do filme, a teoria da evolução. Há um grande conflito porque Rachel (Donna Anderson), a namorada do professor é filha do Reverendo Brown (C