Pular para o conteúdo principal

4 filmes sobre Conflitos com a Religião


Nessa pequena lista, minha intenção não é discutir religião ou se é verídica ou não a maneira como ela é retratada nesses filmes. Meu propósito é simplesmente mostrar filmes que falam sobre o conflito humano, muitas vezes com a religião e a crença.
1-      O Mensageiro do Diabo (1955)
Um homem esconde uma grande quantia roubada na boneca de sua filha, Pearl. Logo em seguida é preso, mas antes faz com que os filhos prometam nunca revelar onde o dinheiro está. Já na prisão e condenado à morte, ele sonha com a quantia, o que atrai a atenção de seu companheiro de cela, o falso reverendo Harry Powell, secretamente um psicopata assassino mas preso por um crime menor. Quando é libertado, o reverendo viaja até a cidade natal do seu antigo companheiro de cela a fim de descobrir o esconderijo do dinheiro, e, se aproxima propositadamente da família. Ninguém desconfia nada, a não ser o filho mais velho John. Enquanto isso o perigo aumenta a cada vez que John e Pearl não quebram sua promessa de silêncio dada ao pai.
O filme fala sobre um falso pastor que usa a religião para conquistar e ganhar a confiança das pessoas, até usa Deus como pretexto para seus crimes. Mas por outro lado, temos uma senhora que realmente vive uma religião de bondade, nesse caso vemos que a maneira como se usa a religião pode mudar completamente atitude da pessoa.


2-      O Vento será tua herança (1960)
Baseado em um caso real em 1925, um professor é preso por ensinar as teorias de evolução de Darwin. Esse professor tem como noiva a filha do reverendo local, o que faz com que a jovem tenha problemas em saber que lado deve apoiar. No processo judicial, dois grandes advogados argumentam o caso a favor e contra do homem. Um político fundamentalista o acusa do crime, enquanto um advogado famoso o defende.
Nesse filme há um confronto direto no tribunal entre a fé e a ciência. Mas no caso, o lado da ciência não quer negar o lado da fé necessariamente, mas quer que haja liberdade para que as pessoas acreditam no que quiser. O conflito no tribunal é uma materialização de um conflito muito recorrente na atualidade, onde a tecnologia e a ciência ganham cada vez mais força.
Veja nosso texto sobre o filme clicando AQUI.


3-      A Palavra (1955)
Os Borgen são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso e que por isso começa a acreditar ser Jesus. Porém nem todos o acham louco, e uma sobrinha abalada com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Além disso o filho mais novo quer se casar com a filha de um costureiro, apesar das duas famílias serem Cristãs, cada uma tem uma ideia especifica de como servir a Deus, e por isso eles não querem aprovar o casamento.
O filme fala sobre a falta de fé e como a interpretação diferente da bíblia pode fazer com que pessoas de mesma crença tenham divergências de ideias do que é certo e errado. A fé está sempre à prova, seja no pai que ora pela cura do filho e não vê algo acontecer, seja pelo outro filho que perdeu completamente a fé.
       "Eu acredito em vários pequeno milagres acontecendo em segredo"


4-      O Padre e a Moça (1966)
A chegada de um jovem padre (Paulo José) em uma pequena cidade de Minas Gerais causa comoção no dia a dia da vida local, principalmente após ele sentir atração por uma linda moça (Helena Ignêz). O homem mais rico da cidade propõe a moça em casamento para separar os dois e satisfazer a população, mas o padre resolve ajudar a moça a fugir desse casamente arranjado que ela não quer, mas durante a fuga ele se sente completamente perturbado por seus sentimentos pela moça e pelas suas obrigações segundo sua religião.
Esse filme traz um conflito já bem conhecido, um padre, que segundo as regras do catolicismo não pode se casar, se apaixona. O sentimento é recíproco, e então a religião acaba se tornando um obstáculo para um relacionamento, causando grande choque entre o que se deseja e o que se acredita ser o certo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Star Trek (Jornada nas Estrelas), a série clássica dos anos 60

“Espaço, a fronteira final...” Data estelar: 2017.11 Apesar dos filmes de sucesso e das várias séries que surgiram como frutos da original, a série clássica dos anos 60 sofreu muito para conseguir ir “onde nenhum homem...” já tinha ido na TV americana. Gene Roddenberry teve a ideia de criar uma série de ficção científica que se passa no futuro, o futuro que ele projetou é um mais positivo, ele acreditava que lá as pessoas se uniriam e se entenderiam sem preconceitos e sem ódio. Na nave estelar Enterprise temos o “trio parada dura” Capitão James T. Kirk, Doutor Leonard McCoy e o meio humano e meio vulcano, Sr. Spock. O piloto foi feito em 1964, mas do elenco só Spock permaneceu. O primeiro piloto tinha o capitão Pike e uma imediata mulher (Majel Barret, que mais tarde estaria no elenco como a enfermeira Christine Chapel). Esse piloto foi rejeitado por ser, segundo eles, “cerebral demais”. Claro que o fato de ter uma mulher no comando pode ter cooperado com essa reje...

Onde ver filmes e séries antigas? Parte 1

Rede Brasil de Televisão A Rede Brasil é um canal que não se destaca em qualidade de imagem e de programação, exceto por uma coisa, tem o diferencial de passar filmes e séries antigas. Todo conteúdo é dublado, o que pode ser uma vantagem para uns e desvantagens para outros, já que não existe opção de legendado e nem de ouvir no áudio original. Mas com certeza acaba sendo um  canal inovador por se dedicar com esse tipo de conteúdo de um pequeno público, mas fiel. O canal foca principalmente em séries clássicas: Sessão Cor de Rosa , de segunda a sexta ás 18h30: Segunda, quarta e sexta- A Feiticeira Terça- A Noviça Voadora Quinta - Jeannie é um gênio A feiticeira domina a Sessão Cor de Rosa RB Comédia , de segunda a sexta às 19h30: Segunda, quarta e Sexta - Agente 86 Terça e Quinta - Guerra, sombra e água fresca Maxwel Smart e 99 em Agente 86 RB Aventura, se segunda a sexta ás 23h00: De segunda à quinta - Batman As sextas - Planeta ...

Livro VS. Filme – Testemunha de Acusação

O filme de 1957 dirigido por Billy Wilder foi baseado no conto “Testemunha de Acusação”, escrito pela Dama do Crime, a escritora britânica: Agatha Christie. Acredito que o nome dispensa apresentação. Mas só pra você não ficar “boiando” gostaria de dizer que ela escrevia histórias de detetives e das boas, romance policial. Ela criou personagens como: Hercule Poirot, Miss Marple e o casal Tommy e Tuppence. Sinopse: Leonard Vole é acusado de assassinato. A vítima é uma velha rica que aparentemente se apaixonou por ele a ponto de coloca-lo no testamento. O advogado, o senhor Mayherne (no livro) ou Wilfrid (no filme) , está com dificuldades em construir a defesa porque todos os fatos parecem apontar para Leonard. Mas talvez haja esperança, a esposa o viu chegar em casa antes da hora do crime. Mas quanto vale o testemunho de uma esposa amorosa? Livro x Filme Criar um filme a partir de um livro não é tarefa fácil, geralmente o problema é que o livro tem muito mais es...